AÇÕES DO OUTUBRO ROSA NOS ESF’s I E II DE GOVERNADOR DIX SEPT ROSADO.

0
217

A Prefeitura Municipal, através da Secretaria Municipal de Saúde,, realizou hoje, o terceiro dia da ação de combate ao Câncer de Mama voltada a saúde da mulher em alusão ao Outubro Rosa.

A equipe de saúde cumprindo a programação da semana do outubro rosa reuniu nos ESF´s I e II da zona urbana do  nosso município dezenas de mulheres  que participaram de palestras sobre a importância do diagnóstico precoce do câncer, a importância da Alimentação Saudável, atividades físicas, entre outras ações buscando sempre garantir aos nossos munícipes mais saúde e qualidade de vida.

Os profissionais de saúde de  Governador Dix Sept Rosado enfatizam a importância de a mulher conhecer suas mamas e ficar atenta às alterações suspeitas; informa que para mulheres de 50 a 69 anos é recomendada a realização de uma mamografia de rastreamento a cada dois anos; mostrando a diferença entre mamografia de rastreamento e diagnóstica; esclarecendo os benefícios e malefícios da mamografia de rastreamento; informando que o Sistema Único de Saúde (SUS) garante a oferta gratuita de exame de mamografia para as mulheres brasileiras em todas as faixas etárias.

Além da explanação desses conhecimentos aos pacientes também foram  ofertados  testes rápidos de HIV, Hepatites B e C, Glicemia, Verificação de Pressão Arterial e vacinação e ações voltadas para a beleza da mulher.

O Prefeito, Antônio Freire, que esteve presente em todas as atividades, disse que o objetivo “é fortalecer as recomendações do Ministério da Saúde para o rastreamento e o diagnóstico precoce do câncer de mama, além de desmistificar conceitos em relação à doença. Na minha gestão a saúde é prioridade”. Ressaltou.

Deixe um comentário